Conheça os desafios do programa

Aproximação do canal Corretor de Seguros

Como nos aproximar dos Corretores de Seguros, ampliando o conhecimento do nosso portfólio, aumentando nossa base de profissionais cadastrados e fazer com que este público nos recomende aos seus clientes?

Detalhamento:

A Seguros Unimed reconhece que, embora o canal Corretor seja extremamente relevante, com uma representatividade de 77% das vendas (jan a jun 2024), este público não foi uma prioridade para a Cia nos últimos anos. Este cenário resulta em uma falta de conhecimento do portfólio, distanciamento da marca e comprometimento na venda de seguros, visto que os corretores não conhecem as iniciativas e diferenciais da seguradora. Nosso objetivo é aumentar a aproximação com os Corretores, garantindo que eles considerem nossos produtos em seus negócios. Além disso, desejamos ampliar a base de corretores cadastrados e proporcionar um maior conhecimento sobre nosso portfólio complementar.

Resultado Esperado:

Procuramos formas de promover uma aproximação consistente com os Corretores, aumentando seu conhecimento sobre os nossos produtos e diferenciais. Este desafio visa fortalecer a percepção do portfólio da Seguros Unimed em todos os segmentos de atuação, contribuindo para o aumento do faturamento da Companhia. Estamos em busca de, não apenas aumentar o conhecimento dos corretores sobre nossos produtos, mas também expandir nossa base de corretores cadastrados, considerando o universo de profissionais no mercado.

O que não Buscamos:

– CAMPANHA DE MÍDIA (Estamos trabalhando em uma campanha dirigida para este público agora no segundo semestre/2024).
– MEIOS DE COMUNICAÇÃO (O time de Marketing já está mapeando todos os possíveis meios com os Corretores para melhorar nossa eficiência na comunicação com este público).

Potencializar a venda conjunta

Como podemos desenvolver soluções criativas de venda conjunta, unindo diferentes produtos e segmentos que se complementam, garantindo uma melhor experiência aos nossos clientes e agregando valor à marca?

Detalhamento:

Atualmente, a Seguros Unimed realiza vendas conjuntas com exceções de Saúde e Odonto, mas não aproveita o potencial de comercialização de outros produtos, como Saúde com Vida, Residencial com RC Profissional, Odonto com AP entre outros. Isso resulta na perda de oportunidades estratégicas para novos ou atuais clientes, permitindo a entrada de concorrentes e não agregando valor à marca. Nosso objetivo é crescer a carteira de clientes com sustentabilidade e diversificação, aproveitando o potencial de vendas cruzadas para aumentar o faturamento e a venda de novos produtos.

Resultado Esperado:

Procuramos formas de promover a venda conjunta de diferentes produtos e segmentos complementares, proporcionando uma melhor experiência aos clientes e fortalecendo a marca Seguros Unimed. Este Desafio deve considerar a visão sistêmica do negócio, assegurando a implementação eficiente e integrada de cross selling. Esperamos aumentar a carteira de clientes de forma sustentável, diversificando as ofertas e aproveitando as oportunidades de vendas cruzadas para maximizar o potencial de nosso portfólio.

O que não Buscamos:

– OFERTA (Ofertas via mala direta, negative option, campanhas pontuais)
– NOVOS PRODUTOS (Não buscamos criação de novos produtos para a venda conjunta.)

Processo de Autorização

Como podemos tornar as informações sobre o processo de autorização mais claras e simples para nossos clientes nos canais digitais da Seguros Unimed?

Detalhamento:

Atualmente, os segurados da Seguros Unimed enfrentam falta de clareza no processo de autorização. A comunicação não é eficiente, ou seja, há falta de clareza no momento da venda, no ato de solicitação da autorização e, principalmente, no acompanhamento do status do pedido. Cria-se uma necessidade urgente de que os segurados compreendam melhor os procedimentos a serem realizados ao longo dessa jornada. Nosso objetivo é aumentar a satisfação dos clientes no ramo Saúde, oferecendo informações claras e simples sobre o processo de autorização, o que resultará em ganho de eficiência operacional, redução de custos e mais confiança nos processos da Seguros Unimed.

Resultado Esperado:

Procuramos formas de tornar as informações de autorizações mais claras e acessíveis em nossos canais digitais. Esse Desafio deve assegurar que os clientes entendam facilmente os procedimentos, que eles consigam acompanhar suas solicitações de forma pró-ativa e também por meio de consultas voluntárias, aumentando a eficiência e a confiança nos processos da empresa, além de aumentar a satisfação dos nossos clientes e reduzir o número de atendimentos nos canais.

O que não Buscamos:

Não buscamos uma célula exclusiva de atendimento humano para esses casos de status de autorização.

Abordagem unificada do canal Unimed 

Como podemos desenvolver uma solução inovadora para viabilizar uma abordagem integrada com as Unimeds, a partir de uma visão holística, fortalecendo o cooperativismo e aproveitando oportunidades de negócios?

Detalhamento:

O Sistema Unimed representa 38% do faturamento do mercado de saúde no Brasil, mas atualmente não há um modelo de abordagem comercial integrado para abordagem com as Unimeds, na Seguros Unimed. A abordagem fragmentada atual (Saúde/ Odonto; Vida/Previdência e Ramos Elementares; Investcoop; Unimed participações), sem uma visão sistêmica, resulta na perda de oportunidades de negócios. Nosso objetivo é desenhar um processo de abordagem integrada no canal Unimed, com impacto positivo na sustentabilidade das singulares e fortalecimento do cooperativismo.

Resultado Esperado:

Temos como foco soluções que permitam uma abordagem integrada com as Unimeds, considerando uma visão holística e sistêmica do negócio. Esse projeto deve minimizar a abordagem fragmentada e maximizar as oportunidades de negócios. Esperamos fortalecer o cooperativismo, aumentar a sustentabilidade das singulares e garantir um impacto positivo na abordagem comercial com as Unimeds.

O que não Buscamos:

– SEGMENTAÇÃO POR PRODUTO (Não está no escopo uma estratégia de abordagem orientada por produto.)
– FOCO NAS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES (Não buscamos uma solução focada nas experiências e vivências anteriores, elas devem ser utilizadas como aprendizado para atender às Unimeds.)

Análise e Tratativas de Churn

Como podemos desenvolver um controle unificado e eficaz para as análises e tratativas de Churn, visando aumentar a retenção de clientes e a sustentabilidade do negócio na Seguros Unimed?

Detalhamento:

Atualmente, a Seguros Unimed não possui um controle unificado voltado para as análises e tratativas de Churn. A falta de acompanhamento qualitativo e quantitativo dos cancelamentos de contratos resulta na ausência de estratégias eficazes para reversão, levando a riscos de perda de receita, aumento de custo operacional e diminuição de marketshare. Nosso objetivo é desenvolver um controle de Churn que amplie a sustentabilidade do negócio, fidelize clientes e possibilite ofertas de novos produtos, agregando valor à marca.

Resultado Esperado:

Procuramos proporcionar maior visibilidade dos principais motivos de cancelamento por ramos/categorias, permitindo a criação de estratégias de retenção assertivas e eficazes. Esperamos aumentar a retenção de clientes, reduzir os riscos de perda de receita e fortalecer a sustentabilidade do negócio.

O que não Buscamos:

Não buscamos soluções que exijam o cruzamento de bases de dados disponíveis (BI Qlik Sense, CRM).

Análise de riscos e sinistros

Como podemos aprimorar a experiência de análise de riscos e sinistros na Seguros Unimed?

Detalhamento:

A Seguros Unimed busca melhorar a experiência de análise de riscos e sinistros para otimizar processos de gestão integrada, incluindo projetos, vendas e operações. Atualmente, há desafios relacionados à necessidade de criação de áreas específicas, aumento de headcount, investimento financeiro, compra de novos sistemas e ferramentas, e divergência de informações entre áreas.

Nosso objetivo é aprimorar a gestão integrada de sinistros e riscos, garantindo uma análise mais eficiente e coesa, sem a necessidade de grandes investimentos ou criação de novas áreas e não deve trazer impactos negativos quanto à satisfação do cliente.

Resultado Esperado:

Procuramos formas de melhorar a experiência de análise de riscos e sinistros, otimizando os processos de gestão integrada sem a necessidade de criação de novas áreas, aumento de headcount, ou grandes investimentos financeiros. A solução deve também evitar divergências de informações entre áreas e serem implementáveis até dezembro de 2025. Esperamos aumentar a eficiência operacional e a coesão entre áreas na análise de riscos e sinistros, proporcionando uma gestão integrada mais eficaz e reduzindo os custos operacionais.

O que não Buscamos:

Não buscamos soluções que exijam a criação de áreas específicas, aumento de headcount, investimentos financeiros significativos, compra de novos sistemas e ferramentas, ou que tenham um prazo de desenvolvimento e implementação que ultrapasse dezembro de 2025.